Ozil muitas vezes ficou de fora da equipe sob o comando do técnico anterior, Unai Emery, mas foi trazido de volta por Arteta na temporada 2019-20. Voltou a fazer diferença até a suspensão da Premier League devido à pandemia de Covid-19. Ele não jogou depois disso e acabou se mudando para o Fenerbahçe no início de 2021.
Mikel Arteta mudou o Arsenal
Na saída de Ozil, o jovem jogador de futebol do Arsenal, Emil Smith, chamou a atenção de Rowe Arteta. Suas atuações durante o empréstimo ao Huddersfield ajudaram-nos a permanecer no campeonato e ele foi recebido de volta pelos Gunners.
Smith Rowe marcou seu primeiro gol pelo Arteta em outubro de 2020 e marcou mais três naquela temporada. Ele também se tornou internacional pela Inglaterra. Mas agora, aos 23 anos, ele está num ponto de viragem depois de atingir o seu auge no Arsenal.
O gol da vitória de Smith Rowe pelo Huddersfield contra o West Brom em julho de 2020 garantiu a sobrevivência de seu time e frustrou as esperanças de Albion de promoção automática. Quando Arteta foi questionado sobre o artilheiro da próxima semana, ele não pôde deixar de sorrir.
“Ele é um jogador com qualidades muito especiais para jogar naquela posição como meio-campista ofensivo”, disse Arteta à Sky Sports. "Estou animado para trabalhar com ele. Falei com ele e o observei durante seu período de empréstimo. Acho que ele é alguém que pode ser bastante impressionante."
"Fiquei feliz com o que vi dele. Ele precisa dessa exposição e parece mais maduro agora. Acho que ele estará em uma posição melhor quando voltar à pré-temporada. Os jovens jogadores querem ser importantes, eles querem apresentar números importantes e eu gosto disso. Eles podem ser importantes no futuro, mas cabe a eles decidir.
Smith Rowe teve uma ótima temporada sob o comando de Arteta na campanha de 2021-22, marcando 10 gols, o recorde de sua carreira, enquanto o Arsenal perdia por pouco a Liga dos Campeões. Foi uma justificativa para o graduado da academia depois que os Gunners optaram por mantê-lo em meio ao interesse de verão do Aston Villa.
Villa, que contratou Amy Martinez do Arsenal em 2020, deveria reunir Smith Rowe com seu ex-companheiro de equipe no próximo ano. Uma oferta de £ 30 milhões foi rejeitada depois que Arteta elogiou o meio-campista na temporada passada.