O legado de Ozil no Arsenal é uma mistura de brilhantismo e decepções ocasionais. Sua chegada do Real Madrid no verão de 2013, em uma transferência de última hora de £ 42,4 milhões, foi anunciada como um ponto de virada na história recente do clube. O alemão foi fundamental para acabar com a seca de troféus do Arsenal, contribuindo para o triunfo da FA Cup em 2014, ao mesmo tempo que conquistou o troféu mais três vezes durante o seu mandato.
Embora Ozil tenha sido aclamado como um gênio criativo que pode desbloquear as defesas à vontade, sua carreira não passou sem críticas. Problemas graves com lesões e inconsistências percebidas frequentemente atraíam a atenção em grandes jogos. Em particular, o ex-zagueiro dos Gunners, Martin Keown, criticou publicamente o ritmo de trabalho de Ozil após a derrota nas semifinais da Liga Europa para o Atlético de Madrid.
Ex-astro do Arsenal, Mesut Ozil
Keonwn disse: “Ele não estava em condições de usar uma camisa para mim esta noite. Não dá tudo e há mais por baixo do capô."
Apesar das críticas, o ex-companheiro de Ozil, Tomas Rosicky, o defendeu, dizendo que Ozil trabalhava duro tanto nos jogos quanto nos treinos. Rosicky enfatizou a importância de ver as coisas em perspectiva.
"Eu conheço Masut muito bem. Joguei muitos jogos com ele. Se você sempre vê suas estatísticas, ele não é um desempregado”, disse Rosicky.
“Obviamente o que as pessoas sentem falta dele, principalmente na Inglaterra, é que ele não é um lutador nem nada parecido. Mas se você observar no geral, ele trabalha muito. Você pode ver suas estatísticas, o que ele tem em cada jogo.
“Obviamente não sei desta temporada (porque não jogo nem treino com ele), mas ele era assim antes e trabalhou duro até nos treinos. Eu o conheço. Você tem que colocar as coisas em perspectiva, ele é alguém que pode decidir o jogo sozinho”.
Ozil, agora com 35 anos, falou recentemente sobre um possível retorno ao futebol por meio de um vídeo de treinamento que postou em sua conta do Instagram. A montagem mostrou Ozil usando cordas de batalha e esqui com pesos na academia, revelando seu físico visivelmente mais musculoso em comparação com sua carreira no futebol.
A legenda que acompanha a postagem dizia: “Sempre pronto, então você não precisa estar pronto”, seguida por um emoji de ampulheta, alimentando especulações sobre seu possível retorno. O apoio à transformação de Ozil veio de ex-companheiros de equipe e personalidades do futebol, com Antonio Rudiger chamando-o de “besta” e Rio Ferdinand destacando sua aparência “forte”.
Durante sua passagem de oito anos no Arsenal, Özil fez mais de 250 partidas, venceu 4 Copas da Inglaterra e deu 19 assistências na temporada 2015-16 da Premier League, um recorde do clube que ainda permanece. Depois de deixar o Arsenal, Ozil passou uma temporada no Fenerbahçe e no Istanbul Basaksehir e se aposentou oficialmente do futebol profissional em março.