Mesut Ozil disse ao implacável Mikel Arteta que atirou na cara do ex-Arsenal

Já se passaram quase dois anos desde que Mesut Ozil enviou uma mensagem condenatória a Mikel Arteta após a goleada do Arsenal por 5 a 0 sobre o Manchester City. O resultado aumentou a pressão sobre Arteta, já que os Gunners ocupam o último lugar da Premier League rumo ao primeiro intervalo internacional da temporada 2021/22. O Arsenal perdeu as três primeiras partidas contra Brentford, Chelsea e City, com Arteta enfrentando sérias dúvidas sobre seu futuro.

Mesut Ozil enviou uma mensagem condenatória para Mikel Arteta


Ozil, que viu seu contrato com o Arsenal rescindir há oito meses, acessou o Twitter e usou uma das famosas falas de Arteta para resumir a derrota no Etihad Stadium. O alemão simplesmente tuitou: “Confie no processo”, expressando a confiança de Arteta de que as coisas vão dar certo para os Gunners sob seu comando.

Neste ponto, parecia que os dias de Arteta como treinador do Arsenal tinham acabado, levando os Gunners a um decepcionante oitavo lugar em 2020/21. No entanto, os Gunners estão em ascensão desde aquele jogo e perderam uma vaga na Liga dos Campeões no final daquela temporada.
O Arsenal continuou sua trajetória de promoção na temporada 2022/23 e lutou contra o Manchester City pelo título da Premier League, com os Gunners terminando em segundo com 84 pontos. A equipa de Arteta tem sido simplesmente excepcional durante grande parte da temporada, já que o espanhol mostrou porque a hierarquia do clube confia nele.

Os Gunners começaram esta temporada como queriam, derrotando Nottingham Forest e Crystal Palace nas duas primeiras partidas - embora por um único gol. E Arteta espera montar outra disputa pelo título na tentativa de levar o Manchester City novamente.

Se Ozil tinha alguma dúvida sobre as credenciais de Arteta como técnico, ele ficou com cara de ovo. Embora tenha demorado algum tempo, Arteta transformou o Arsenal no atual segundo melhor time da Inglaterra - mas ele teve que sacrificar Ozil para isso.
Arteta, que substituiu Unai Emery como próximo técnico do Arsenal, nomeou Ozil como seu primeiro time titular para enfrentar o Bournemouth no Boxing Day 2019. Ozil jogou 75 minutos quando Pierre-Emerick-Aubameyang marcou no empate de 1 a 1 dos Gunners em South Coast. dia para o Arsenal.

Ozil foi titular nas nove partidas seguintes da Premier League, indo para seu último jogo antes que a pandemia de Covid-19 interrompesse o futebol por três meses. Ao contrário da maioria dos seus companheiros de equipa, o antigo internacional alemão não sofreu redução salarial e Ozil não jogou durante o resto da temporada - com Arteta citando a sua ausência como um "motivo futebolístico".

Na verdade, Ozil não conseguiu fazer outra aparição pelo Arsenal e foi completamente excluído por Arteta para a campanha 2020/21, não sendo convocado nem para as seleções da Premier League nem da Liga Europa. Ele ingressou no clube de infância Fenerbahçe em janeiro de 2021, depois de marcar 44 gols e dar 77 assistências em 254 jogos durante sua passagem de sete anos e meio no norte de Londres.
Falando em maio de 2022, o agente de Ozil, Dr. Erkut Söğüt, revelou o choque dele e de seu cliente ao saber que Arteta não conseguiu encontrar uma vaga para o meio-campista em seu time. Naquela época, Özil estava em situação semelhante no Fenerbahçe, tendo caído em desgraça sob a liderança de Ismayil Kartal.

“Só estou pedindo para ser tratado de forma justa como qualquer outro jogador”, disse o Dr. Sogut ao Mirror Football. “Mas demorou alguns dias para que a janela fechasse para não estar na equipe e já era tarde demais para reagir de qualquer maneira.

"Talvez há três, quatro dias, quando me disseram que ele poderia não estar no elenco, ele poderia não estar na lista. Então foi uma surpresa. Primeiro para a Liga Europa, depois para a Premier League. Não é esperava de nós, o treinador não o queria no elenco e o jogador tem que aceitar isso, o que você pode fazer?"

Ozil foi contratado pelo Arsenal até o verão de 2021, mas os Gunners decidiram rescindir o contrato mais cedo – com Arteta optando por contratar Martin Odegaard em vez do Real Madrid. O internacional norueguês inicialmente assinou um empréstimo antes de uma transferência na região de £ 30 milhões.
Avancemos dois anos e meio e é seguro dizer que Arteta e Arsenal tomaram a decisão certa. Não havia dúvida de que Ozil era um grande servidor dos Gunners, especialmente sob o comando de Arsene Wenger, mas estava claro que ele não tinha mais futuro, já que o Arsenal optou por contratar jogadores mais jovens.

Aaron Ramsdale, Ben White, Gabriel Jesus, Oleksandr Zinchenko e Declan Rice também estão entre aqueles que passaram pelos portões dos Emirados nos últimos dois anos, enquanto Bukayo Saka e Gabriel Martinelli se tornaram talentos de classe mundial. Na verdade, a idade média do elenco do Arsenal na temporada passada foi de apenas 25,2 anos.

Mas para Odegaard, apesar do seu início lento, ele se tornou um dos melhores jogadores da Premier League. Ele marcou 15 gols e deu 8 assistências em 45 jogos em sua primeira temporada como capitão do Arsenal. A ex-estrela do Real Madrid, Odegaard, ocupou confortavelmente a 10ª posição de Ozil e está preparada para um longo futuro no norte de Londres.

Adicione um comentário

reload, if the code cannot be seen